Uniformes escolares

Devem ser obrigatórios?

Uniformes escolares

Devem ser obrigatórios?

Usar ou não usar uniforme?


Essa tem sido uma pergunta de muitas escolas e pais. É inegável dizer que existem muitas vantagens em usar uniforme. Porém, também há certa resistência de algumas escolas em exigir que seus alunos usem uniforme.

 Portanto, vale a pena listar algumas vantagens para entender e quem sabe, chegar a uma conclusão do que pode ser mais benéfico para os alunos e para a escola.


Eles podem promover a igualdade


Diz-se que os uniformes escolares promovem a segurança dos alunos, reduzindo as disparidades socioeconômicas, ajudando as crianças a focarem nos estudos e não se preocuparem com a moda, entre outras coisas relacionadas a isso. 

Por outro lado, há aqueles que destacam que o uniforme escolar tira o direito do aluno de mostrar sua personalidade. Além disso, defendem a ideia de que o uso de uniforme não ajuda no desempenho acadêmico nem disfarça disparidades socioeconômicas.


Um símbolo de riqueza


De acordo com o autor David L. Brunsma, que escreveu "O Movimento do Uniforme Escolar e o que ele nos diz sobre a Educação Americana: Uma Cruzada Simbólica", a tradição de usar uniformes escolares começou na Inglaterra, em 1222, quando o Arcebispo de Canterbury fez com que os alunos usassem uma roupa semelhante a um manto, chamada de "cappa clausa".

 Anos depois, os uniformes escolares se tornariam um símbolo de riqueza.


O sentimento de pertencer


Infelizmente, muitos alunos têm de lidar com o bullying e a pressão dos colegas, por isso as pessoas dizem que, por terem que usar as mesmas roupas, isso pode contribuir para evitar a competição pelas escolhas de roupas ou se são caras ou não, por exemplo. Alguns especialistas em educação afirmam que, por estarem usando as mesmas roupas, isso pode desenvolver aceitação social entre eles. 

Sabe quando você veste a camisa do time do seu favorito e vai a um jogo? Esse sentimento de pertencer a algo e o orgulho que você sente? Algumas pessoas afirmam que é a mesma sensação quando se veste o uniforme escolar. Os alunos podem desenvolver um senso de respeito, orgulho e confiança, de fato.

See more

Do you want to get Offers and discounts via-email?

Sign up now and keep up with our news

Customer - Terms and conditions Customer - Privacy policy

Incredible prices

Here you will find the best offers on the internet in thousands of products.

Security

It's not necessary to give any confidential information. We redirect you to the offering website.

Trust

We work daily to ensure new offers with real discounts.